Há pouco mais de uma década (fevereiro de 2013) o projeto “A Música da Gente” começou a ser implantado na EMEB Arlindo Miguel Teixeira, na periferia de São Bernardo do Campo/SP.
Sua principal característica é a criação musical, realizada mediante um processo coletivo e colaborativo, que ao mesmo tempo motiva, acolhe, reconhece e inclui as contribuições individuais. De maneira resumida, o processo de trabalho compreende atividades de musicalização, socialização, desinibição, integração, jogos de improvisação e estimulação criativa, seguida por uma fase de criação de músicas, ensaios e interpretação para culminar em apresentações abertas e gravação.
Durante este período foi possível perceber que tanto estudantes quanto professores de classe se engajaram muito fortemente na realização de músicas. Por vezes, motivados apenas pela criação e pela interpretação musical. Por outras, nas associações possíveis entre essa forma de expressão e suas conexões com as artes plásticas ou visuais, com a dança, o teatro, a literatura ou mesmo com formas menos usuais de expressão e comunicação.
O principal atributo do projeto passa a ser o de oferecer as condições básicas para que crianças, jovens e adultos – alunos e professores – entrem em contato com os seus processos de vivência musical pessoais, ao máximo autênticos, dinâmicos e significativos.
Com isso, será dada oportunidade para que se conheçam melhor e desde aí então façam seus caminhos, tornando mais viva “a música da gente” e fazendo da própria vida uma obra de arte verdadeira, sensível e inteligente.
Acompanhe parte deste trabalho no livro abaixo realizado em comemoração aos 10 anos do projeto.