MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, AMÉRICA LATINA E CONTEMPORANEIDADE: (UM)A QUESTÃO…

Indagações sobre música, educação, sociedade e cultura dirigidas às problemáticas da modernidade e do nacionalismo, aos músicos e músicas brasileiras e da América Latina.

Palavras-chave: formação do educador musical; nacionalismo; modernismo; história e cultura; América Latina; conhecimento de si;

(Musica, Educacao Musical

Anais do VI Encontro Nacional da ANPPOM. RJ, 02-06/Ago/1993, pp.97-104

Compartilhe
Veja também
Considerações sobre o papel educativo do músico-criador na contemporaneidade, versando sobre a figura
Considerações musicológicas sobre as contribuições dos compositores associados à Segunda Escola de Viena,
Relato e reflexões sobre atividade de extensão realizada junto à Escola de Música
Análise crítico-reflexiva da música colonial brasileira realizada a partir de trabalho de restauro.
Análise gráfica/ilustrada do Segundo Movimento da Sinfonia Opus 21. São analisados comportamentos melódicos
Relato sobre experiência artístico-pedagógica realizada com grupo de crianças de 8 a 13
Reflexões em torno do papel do educador musical, analisando a vinculação de seu
O artigo discute conexões entre a obra de Heitor Villa-Lobos e o movimento
Considerações musicológicas sobre o impulso educacional de H.J.Koellreutter e do movimento Música Viva,
Partilha de reflexões sobre educação musical e sociedade despertadas após uma semana de
Partilha, com o grupo de professores do projeto, de reflexões despertadas após a
Análise crítico-reflexiva da música colonial brasileira realizada a partir de pesquisa musicológica e
Relato sobre experiência artístico-pedagógica realizada com grupo de crianças de 8 a 13
Reflexões em torno das possibilidades de uma “Educação Musical Brasileira Contemporânea”, remetendo a
Ebook sonoro-interativo contendo 18 entrevistas realizadas majoritariamente na década de 1980 com significativas
Erumavez... conta a história da Pessoaqueouviamuitobem em seu passeio por uma mata rica
Estudo das características da forma variação, tipologia e visão histórica das manifestações mais
Reedição do primeiro estudo publicado dedicado à Eunice Katunda, pianista e compositora que
Considerações sobre a compositora Eunice Katunda expondo sua importância no movimento Música Viva
Considerações musicológicas sobre os percursos do Música Viva, relacionando o grupo de compositores
Proposta educativa dialógica e criativa, dedicada a Paulo Freire respondendo à proposta de
Ensaio em torno da questão do silêncio e suas múltiplas acepções no contexto
Considerações sobre o projeto Música na Escola (Secretaria de Estado da Educação de
Reedição do livro, agora em PDF interativo, que contém propostas lúdicas baseadas em
PDF versando sobre processos musicais criativos de Villa-Lobos com base em paisagem /
Observando a realidade de sua época, o texto reflete sobre a ampliação da
Texto de abertura do primeiro volume da revista Música Hoje, debatendo amplamente a
Texto comemorativo dos 85 anos de H.J.Koellreutter, abordando sua obra e trajetória no
Texto tratando das particularidades da letra da canção “A Ciranda da Bailarina” (Edú
Esse texto é fruto de pesquisa realizada pelo autor no acervo da editora