MÚSICA NA ESCOLA: IMPLANTAÇÃO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS (1997-1998)

Considerações sobre o projeto Música na Escola (Secretaria de Estado da Educação de MG), que ofereceu formação musical a mais de 3.000 professores do 1º ciclo do ensino fundamental. O projeto de ação sócio-musical envolveu mais de 120.000 crianças, atingindo um total de 451 escolas, localizadas em 29 municípios distintos.

MÚSICA NA ESCOLA: IMPLANTAÇÃO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MG

Anais do VII Encontro Anual da ABEM. UFPE, Pernambuco, 1998, pp. 114-122

Compartilhe
Veja também
Considerações sobre o papel educativo do músico-criador na contemporaneidade, versando sobre a figura
Considerações musicológicas sobre as contribuições dos compositores associados à Segunda Escola de Viena,
Relato e reflexões sobre atividade de extensão realizada junto à Escola de Música
Análise crítico-reflexiva da música colonial brasileira realizada a partir de trabalho de restauro.
Análise gráfica/ilustrada do Segundo Movimento da Sinfonia Opus 21. São analisados comportamentos melódicos
Relato sobre experiência artístico-pedagógica realizada com grupo de crianças de 8 a 13
Reflexões em torno do papel do educador musical, analisando a vinculação de seu
O artigo discute conexões entre a obra de Heitor Villa-Lobos e o movimento
Considerações musicológicas sobre o impulso educacional de H.J.Koellreutter e do movimento Música Viva,
Partilha de reflexões sobre educação musical e sociedade despertadas após uma semana de
Partilha, com o grupo de professores do projeto, de reflexões despertadas após a
Análise crítico-reflexiva da música colonial brasileira realizada a partir de pesquisa musicológica e
Relato sobre experiência artístico-pedagógica realizada com grupo de crianças de 8 a 13
Reflexões em torno das possibilidades de uma “Educação Musical Brasileira Contemporânea”, remetendo a
Ebook sonoro-interativo contendo 18 entrevistas realizadas majoritariamente na década de 1980 com significativas
Erumavez... conta a história da Pessoaqueouviamuitobem em seu passeio por uma mata rica
Estudo das características da forma variação, tipologia e visão histórica das manifestações mais
Reedição do primeiro estudo publicado dedicado à Eunice Katunda, pianista e compositora que
Considerações sobre a compositora Eunice Katunda expondo sua importância no movimento Música Viva
Considerações musicológicas sobre os percursos do Música Viva, relacionando o grupo de compositores
Proposta educativa dialógica e criativa, dedicada a Paulo Freire respondendo à proposta de
Ensaio em torno da questão do silêncio e suas múltiplas acepções no contexto
Indagações sobre música, educação, sociedade e cultura dirigidas às problemáticas da modernidade e
Reedição do livro, agora em PDF interativo, que contém propostas lúdicas baseadas em
PDF versando sobre processos musicais criativos de Villa-Lobos com base em paisagem /
Observando a realidade de sua época, o texto reflete sobre a ampliação da
Texto de abertura do primeiro volume da revista Música Hoje, debatendo amplamente a
Texto comemorativo dos 85 anos de H.J.Koellreutter, abordando sua obra e trajetória no
Texto tratando das particularidades da letra da canção “A Ciranda da Bailarina” (Edú
Esse texto é fruto de pesquisa realizada pelo autor no acervo da editora