Este CD representa uma importante etapa do projeto “A Música da Gente”, realizado em 2013, envolvendo mais de 300 crianças de 9 a 10 anos, da EMEB Arlindo Miguel Teixeira, de São Bernardo do Campo (SP).
Temos aqui as músicas criadas e interpretadas por elas, gravadas nos dias 12, 13 e 14 de novembro deste ano, num estúdio móvel, especialmente montado na Biblioteca da escola.
O objetivo maior foi o de promover a composição de peças musicais das crianças, acolhendo tanto as realizações mais singelas quanto as mais engenhosas. Fomos, a cada instante, surpreendidos pelo contato direto delas com as coisas da vida, pela sinceridade em exprimir, de múltiplas maneiras, o que, para muitos de nós adultos, pede em geral longos discursos.
Vale dizer que este CD contém apenas uma seleção das peças que foram produzidas. No entanto, ele ilustra o valioso potencial desses “jovens compositores”, uma parcela de suas sensibilidades e possibilidades de expressão,num trabalho marcado pela vitalidade, criatividade e alegria.
Em sua maioria, são criações coletivas que incluem contribuições pessoais de intensidade variável. As peças surgiram como a própria vida… a partir de um estímulo, a resposta de alguém, seguida pela ideia de outrem, somada por nova interação de mais outra criança e assim reinvenções e re-proposições contínuas.
Para a interpretação das peças, demos ênfase a objetos sonoros de percussão e instrumentos construídos (tubos sonoros, tambores de bombona, chocalhos com materiais recicláveis), bem como a diferentes modalidades de palma, sonoridades corporais e expressões livres.
Assim, sons de respiração, assobios, estalos de língua e de dedos, batidas na porta, batuques na mesa e vozes deram materialidade a projetos de organização, situações musicais e paisagens sonoras reais ou imaginárias.
Ao lado da criação de suas próprias músicas, concebemos uma série breve de arranjos intitulada “Ritmos brasileiros”, na qual propomos a interação de elementos de nossa cultura com a expressão das crianças. Para isto, foram elaboradas matrizes rítmicas, interpretadas pelo percussionista Ari Colares, que serviram de base para esses diálogos musicais particulares que escutamos no Maracatu, Congo, Baião etc.
As faixas finais do CD apresentam sons ilustrativos de pássaros da região da escola (canários, assanhaço, biguá, tico-tico, curió, sabiá…). Sua inclusão teve por finalidade auxiliar as crianças, bem como seus amigos e familiares, a conhecerem melhor os cantos dos animais que com eles dividem o mesmo habitat.
A nós músicos – Magno, Franklin, Tchelo e eu – que acompanhamos semanalmente esta rica caminhada criativa, fica o privilégio de termos compartilhado cada som e cada silêncio, cada certeza e cada hesitação, cada automatismo, descoberta ou invenção dessas 320 crianças.
Música da gente, mãos no corpo, mãos na lata, batidas do coração, sonoridades do bairro, mistura de ritmos, primaveras sonoras, felicidade… esses são termos presentes, não apenas no título das obras apresentadas aqui mas, também, no processo de criação coletivo vivenciado por todos nós.
Estas são “as músicas da gente” possíveis de serem concebidas e interpretadas neste momento. Elas atestam tanto a inteligência sensível dessas crianças da EMEB Arlindo M. Teixeira, quanto uma pequena parte do que elas são capazes de produzir para a comunidade e, conforme desejamos, para toda a sociedade no futuro.
Esperamos que a partir delas, outras novas músicas possam vir a desabrochar em diferentes espaços sociais. Pois, acreditamos que, com essas “pequenas músicas” apresentadas hoje aqui, tenham já se iniciado muitas “grandes histórias”, que o tempo poderá nos revelar amanhã. Para isto, no entanto, precisaremos ter ouvido para escutar…
Carlos Kater
Coordenador do Projeto “A Música da Gente”
Siga-nos no Facebook!