O projeto “A Música da Gente”, concebido e coordenado por Carlos Kater, teve início em 2013, com patrocínio da Scania Latin America, na EMEB Arlindo Miguel Teixeira, em São Bernardo do Campo/SP, junto a cerca de 320 alunos, de 9 a 10 anos. Com o envolvimento da comunidade local, dos órgãos municipais e da patrocinadora Scania, ele foi implantado em 2015 no CEU Celso Augusto Daniel, também em S.Bernardo do Campo, junto a outras 360 alunos de 8 a 11 anos, e contou, em sua fase final, com a participação de músicos convidados (Gabriel Levi, Claudia Freixedas, Leandro de Cesar, Max Barulho e o Duo Camila Fuchs, de Londres). Com essas edições, o projeto produziu um CD e um DVD contendo parte das composições inéditas, criadas pelos alunos e alunas participantes.
Em 2014 e 2016 o projeto realizou Oficinas de Criação Musical, para professores e para alunos em diversas escolas da região.
Desde março do corrente ano, “A Música da Gente (3ª Edição) 2018” se desenvolve na EMEB Regina Rocco, Casa II, junto a 440 crianças (7 a 12 anos), com o patrocínio da Scania e apoio da Secretaria de Educação e do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
O processo de trabalho criativo-musical utilizado no projeto é original e recorre a um conjunto diversificado de estímulos de duas naturezas básicas:
Musical – envolvendo a expressão pessoal, a interpretação individual e em conjunto, a exploração sonora, a construção de instrumentos e, em particular, a composição de músicas;
Conceitual – princípios de organização de materiais, noção de forma musical, matrizes de agenciamento sonoro, bem como ainda ecologia sonora, qualidade relacional de participação, responsabilidade social, entre outros.
Afora a composição musical, são visados os seguintes objetivos: explorar a expressão pessoal e desenvolver a musicalidade, oferecendo oportunidades para a afirmação do individual no coletivo; vivenciar processos musicais experimentais de improvisação e de invenção; participar no coletivo de maneira mais engajada e responsável, realizando um projeto conjunto com resultados apresentados publicamente.
A importância de um projeto como “A Música da Gente”, que se funda na criação musical, deve-se ao fato de que ele ultrapassa fronteiras da música em si, instaurando novas modalidades de relações humanas e sociais, nas quais o fazer vivencial possibilita o desenvolvimento da capacidade de discernimento e de argumentação dos participantes, o que favorece o posicionamento individual no coletivo.
As oportunidades de qualificação de diálogo permitem que sejam avançados os limites de aceitação de diferenças, de pontos de vista divergentes, motivando a pratica de negociação aberta, em vista de um melhor conhecimento de si e do fortalecimento das relações sociais.
A criação em música é um processo de síntese e este projeto busca por meio dela estimular a integração de aspectos geralmente desassociados no cotidiano, como o fazer, o saber, o prazer, o dever e o ser, articulando assim, com maior sentido, vida intelectual, sensível, afetiva, pessoal e social.
Siga-nos no Facebook!