Escritos

Considerações sobre o projeto Música na Escola (Secretaria de Estado da Educação de MG), que ofereceu formação musical a mais de 3.000 professores do 1º ciclo do ensino fundamental. O projeto de ação sócio-musical envolveu mais de 120.000 crianças, atingindo um total de 451 escolas, localizadas em 29 municípios distintos. [...]
Ensaio em torno da questão do silêncio e suas múltiplas acepções no contexto da educação musical, problematizando a dicotomia teoria-prática. O texto se foca no canto coral e reflete sobre abordagens que promovem maior potencialidade criativa. [...]
Considerações musicológicas sobre os percursos do Música Viva, relacionando o grupo de compositores ao panorama artístico-intelectual das décadas de 1930-1950 e situando suas propostas em relação a pensadores brasileiros como Luciano Gallet e Mário de Andrade. [...]
Reflexões em torno das possibilidades de uma “Educação Musical Brasileira Contemporânea”, remetendo a múltiplas metodologias, disciplinas e educadores. Refletindo sobre a formação do educador musical e fazendo uso da musicologia, são abordadas questões e conceitos como o "fazer", o “documentar”, a “atualidade” e a “originalidade”. [...]
Relato sobre experiência artístico-pedagógica realizada com grupo de crianças de 8 a 13 anos no Atelier d’Expression Corporelle et Musicale entre 1978 e 1980, da qual resultou a criação da peça “La Manifestation”, que explora a multiplicidade de eventos sonoros presentes em uma manifestação pública. A peça integrou o Primeiro [...]
Considerações musicológicas sobre o impulso educacional de H.J.Koellreutter e do movimento Música Viva, presente em seus manifestos, que problematizam diversas questões da educação musical e artística; em suas audições, com interpretações musicais seguidas de palestras analíticas; e em suas transmissões radiofônicas, frequentemente se valendo de exposições sobre as obras tocadas. [...]
O artigo discute conexões entre a obra de Heitor Villa-Lobos e o movimento modernista, tendo por base suas composições “Suite Sugestiva” (1928/1929) e “Nonetto” (1923/1924). São analisadas, musicologicamente, possíveis aproximações do compositor com Igor Stravinsky e Edgar Varése, bem como o modo pelo qual Villa-Lobos se defrontou com a questão [...]
Análise crítico-reflexiva da música colonial brasileira realizada a partir de trabalho de restauro. Inclui resumo de dados quantitativos e exposição das predominâncias harmônicas de obras de compositores como Manoel Dias de Oliveira e João de Deus de Castro Lobo. A fonte principal da pesquisa musicológica foi o Museu da Música, [...]
Relato e reflexões sobre atividade de extensão realizada junto à Escola de Música da UFMG. O projeto se apoia no resgate da memória coletiva, promovendo interações com a comunidade que evidenciem princípios humanos básicos. As práticas realizadas incluem oficina de construção de instrumentos, musicalização pelo violão, grupo vocal, entre outros. [...]
Considerações musicológicas sobre as contribuições dos compositores associados à Segunda Escola de Viena, responsáveis pela sistematização do método serial dodecafônico. Menciona-se a atribuição de paternidade do serialismo a Schoenberg, contudo enfatiza-se o papel de Webern no estabelecimento de limites do caminho em direção à nova música. [...]
Relato sobre experiência artístico-pedagógica realizada com grupo de crianças de 8 a 13 anos no Atelier d’Expression Corporelle et Musicale entre 1978 e 1980, da qual resultou a peça “La Manifestation”, que explora a multiplicidade de eventos sonoros presentes em uma manifestação pública. A peça integrou o Primeiro Encontro Musical [...]
Reedição do livro, agora em PDF interativo, que contém propostas lúdicas baseadas em 3 significativas canções brasileiras: “Ensaboa” (Cartola & Monsueto Menezes), “Circo Marimbondo” (Milton Nascimento & Ronaldo Bastos) e “Lugar Comum” (João Donato & Gilberto Gil). [...]
Observando a realidade de sua época, o texto reflete sobre a ampliação da definição, do espaço e da função do educador musical. Para tanto, faz referência ao uso da música, tal como verificado em projetos de ação social, com a finalidade de evidenciar novas perspectivas de formação humana. Palavras-chave: educação [...]
Proposta educativa dialógica e criativa, dedicada a Paulo Freire respondendo à proposta de uma "Música do Oprimido", em forma de livro PDF contendo partitura, histórico e procedimentos de montagem, segundo sua concepção original realizada com grupo de jovens na cidade de Paris (anos 70). Contém áudio de sua releitura eletroacústica [...]
Reedição do primeiro estudo publicado dedicado à Eunice Katunda, pianista e compositora que transitou por diversas estéticas e práticas, muito ativa sobretudo no movimento Música Viva. Inclui biografia, catálogo de obras e textos da artista e dá acesso aos microfilmes de sua obra realizados pelo autor. Palavras-chave: musicologia; Eunice Katunda; [...]
Erumavez... conta a história da Pessoaqueouviamuitobem em seu passeio por uma mata rica em sonoridades e que durante a caminhada propõe jogos de escuta e criação. O livro ricamente ilustrado com imagens possui ainda áudios de canto de mais de 100 animais, com verbetes específicos, jogos de percepção, áudio-partituras e [...]
Partilha de reflexões sobre educação musical e sociedade despertadas após uma semana de oficina de música realizadas para artistas e professores da Casa de Cultura Maya e população da comunidade de Sotuta (México), polo de experimentações artísticas e educacionais. Palavras-chave: educação musical; ação sócio-musical; A Música da Gente; comunidade; cultura; [...]
Partilha de reflexões sobre educação, conhecimento de si e o papel do educador na sociedade com o grupo de participantes do curso ministrado no Conservatório de Tatuí, no dia seguinte após sua realização (03/05/2024). Palavras-chave: educação musical; criatividade; formação humana; papel do educador; conhecimento de si; educação musical viva; [...]
Partilha, com o grupo de professores do projeto, de reflexões despertadas após a oficina ministrada na Casa da Ponte (Salvador/BA), enfatizando o papel decisivo de referência humana desempenhado pelo educador na relação ensino / aprendizagem. Palavras-chave: educação musical; projeto social; conhecimento de si; música e sociedade; humanismo; [...]
PDF versando sobre processos musicais criativos de Villa-Lobos com base em paisagem / imagem, com foco na música New York Skyline Melody, obra composta a partir de fotografia do perfil dos prédios da cidade de Manhattan. Acompanha áudio da versão interpretada ao piano por Achille Picchi e vídeo com transcrição [...]
Ebook sonoro-interativo contendo 18 entrevistas realizadas majoritariamente na década de 1980 com significativas personalidades do meio musical brasileiro e internacional, que tiveram contato direto com Heitor Villa-Lobos ou sua obra. Inclui entrevista e voz do próprio H.Villa-Lobos. Palavras-chave: musicologia; entrevistas; Heitor Villa-Lobos; música de concerto brasileira; fontes primárias; memória e [...]
Análise gráfica/ilustrada do Segundo Movimento da Sinfonia Opus 21. São analisados comportamentos melódicos e formas seriais do tema, das variações e coda, incluindo as diversas possibilidades de apresentação da série dodecafônica. Palavras-chave: musicologia; análise; Anton Webern; serialismo; transcrição gráfica; [...]
Estudo das características da forma variação, tipologia e visão histórica das manifestações mais importantes desta forma na Europa e representação das linhas de força determinantes em sua evolução desde o séc. XVI até J.S.Bach. Palavras-chave: musicologia; análise; forma variação; [...]
Reflexões em torno do papel do educador musical, analisando a vinculação de seu exercício profissional à realidade em múltiplos sentidos. São explorados conceitos como “o outro”, o Ser, o Estar e as Competências desse profissional. Palavras-chave: educação musical; música na educação básica; criatividade; humanismo; [...]
Indagações sobre música, educação, sociedade e cultura dirigidas às problemáticas da modernidade e do nacionalismo, aos músicos e músicas brasileiras e da América Latina. Palavras-chave: formação do educador musical; nacionalismo; modernismo; história e cultura; América Latina; conhecimento de si; [...]
Considerações sobre o papel educativo do músico-criador na contemporaneidade, versando sobre a figura do “criador-educador”, voltado à criação coletiva no âmbito da educação musical. Palavras-chave: educação musical; criação coletiva; criador-educador; [...]
Texto de abertura do primeiro volume da revista Música Hoje, debatendo amplamente a função das pesquisas “sobre música”, “em música” e “com música” e o papel do pesquisador diante da sociedade e da compreensão humana. Palavras-chave: pesquisa e música; musicologia; criação e educação musical; sociedade; conhecimento de si; universidade; [...]
Considerações sobre a compositora Eunice Katunda expondo sua importância no movimento Música Viva e a intensidade do seu duplo envolvimento: dodecafonismo e nacionalismo. Inclui trechos de cartas de Luigi Nono. Palavras-chave: musicologia histórica; Eunice Katunda; música de concerto brasileira; dodecafonismo; nacionalismo; música viva [...]
Texto comemorativo dos 85 anos de H.J.Koellreutter, abordando sua obra e trajetória no Brasil, bem como suas realizações mais significativas em nosso país. Destaque para as produções do movimento Música Viva, em especial as transmissões radiofônicas levadas ao ar pelo grupo de compositores. Palavras-chave: musicologia; H.J.Koellreutter; atonalismo e dodecafonismo; grupo [...]
Análise crítico-reflexiva da música colonial brasileira realizada a partir de pesquisa musicológica e trabalhos de restauro. Inclui resumo de dados quantitativos provenientes de análises melódica e harmônica de obras de Manoel Dias de Oliveira e outros compositores do período, em vista de caracterização estilística. Palavras-chave: musicologia; análise quantitativa; música colonial [...]
Texto tratando das particularidades da letra da canção “A Ciranda da Bailarina” (Edú Lobo e Chico Buarque), seu sentido, metáforas e significados possíveis. É feita aqui uma reflexão sobre a ciranda e a interpretação dos sentidos abordados na letra enquanto conteúdos relativos ao conhecimento pessoal, à relação com o outro [...]
Esse texto é fruto de pesquisa realizada pelo autor no acervo da editora Max Eschig (Paris), em especial, e recobre a importância do pianista Arthur Rubinstein na difusão de Heitor Villa-Lobos pela Europa, bem como em sua valorização no Brasil. Palavras-chave: musicologia histórica; pesquisa em acervos; Heitor Villa-Lobos; Arthur Rubinstein; [...]